Sejam bem-vindos!

Bem-vindos ao blog Asseiken Martins. Um blog que fala do Karatê como uma filosofia de vida.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012



Mestre e seu discípulo.







A palavra "karatê" é derivada de uma expressão usada na filosofia zen, que pode ser considerada como parte integrante da filosofia oriental. A palavra "sora" que se pronuncia também como "kara" ou "kuu", representa o universo. No pensamento zen, a palavra contém o ato ou processo de libertação da pessoa ou seu ego, conseguindo um estado de mente que não é afetado por nada, isto é, estado de inexistência. Este "estado", significa o esforço para livrar a pessoa de qualquer tipo de desejo e desenvolver um caráter respeitável. Portanto o verdadeiro propósito do karatê é treinar de tal forma que o praticante possa viver de maneira agradável, saudável, honrado e digno, sem criar problemas, sem temer ao forte ou poderoso, sem se humilhar ante o homem influente, e sem se tornar cego pelas riquezas da terra (desapego). Esse equilíbrio existe através do In e You, que em conjunto, formam o universo, numa combinação do positivo e negativo. O significado atual do karatê, se deve ao mestre Gichin Funakoshi, que mudando o sentido original do nome, introduziu a palavra KARA com significado de vazio, Céu, Universo. TE significa mão e DO caminho. Literalmente karatê significa o caminho das mãos vazias (Por isso se diz que o lutador de karatê usa o próprio corpo como armas para lutar) ou num sentido mais filosófico, caminho que contém o universo.
No karatê existe uma famosa expressão do mestre Funakoshi: "Karate Ni Sente Nashi", que significa que primeiro a defesa é importante, depois o ataque, sem perder o espírito ofensivo, esse provérbio explica claramente o objetivo do karatê que é conter o espírito de agressão. Dessa forma, nota-se a atitude de respeito na prática do "Kata" (luta imaginária), as quais sempre se iniciam com técnicas de defesa.

Funakoshi com 20 ensinamentos:
01- O karatê inicia-se e termina com saudações.
02- No karatê não existem golpes de agressão.
03- O karatê apoia o caminho da razão.
04- Conheça-se a si próprio antes de julgar os outros.
05- A principio lapidar o espírito, depois a técnica.
06- Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
07- A falha surge com a acomodação mental e física.
08- O karatê não se limita apenas ao Dojo.
09- A essência do karatê se descobre no decorrer da vida.
10- Dará frutos quando associado a vida cotidiana.
11- O karatê é igual água quente: se não recebe calor constantemente ela esfria.
12- Não pense em vencer, mas não pense em derrota.
13- Mude sua posição conforme o tipo de adversário.
14- A luta depende do bom motivo da teoria In e You.
15- Imagina que seus membros são espadas.
16- Para o homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.
17- No princípio, seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.
18- A prática de fundamentos deve ser correta. Enquanto em uso torna-se diferente.
19- Domínio do seu corpo na coordenação, na força, na velocidade e elasticidade.
20- Estudar, criar e aperfeiçoar-se constantemente.
É comum que o principiante praticante de karatê, notando seu rápido desenvolvimento, seja tomado por uma onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de por em prática seus conhecimentos adquiridos. Esta idéia deve ser detestada e sanada, para que não venha a afasta-lo do real objetivo do karatê, que é o de nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança; "possuir suavidade no seu exterior tendo quando necessário, coragem de enfrentar milhões de adversários, vibrar no seu interior". Esse é o verdadeiro espírito do karatê.

As artes marciais provenientes do Japão e Okinawa, apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais aceito; Antes disso, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas , recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
1-SHODAN- significando que se havia adquirido o status de principiante.
2-TIUDAN- significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.
3-JODAN- A graduação mais alta.
Significava o ingresso no OKUDEN (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).
Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkio, a licença que permitia ensinar.
Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shiran, Hanshi, Renshi, Kyoshi, dependendo de cada sistema em particular.
A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.
O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ( classe) e Dan (grau) , foi criado por Jigôro Kano, o fundador do Judô Kodokan.
Kano era um educador e conhecia as pessoas, sabendo que são muitos os que necessitam de estímulos imediatamente depois de haver começado a praticar artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos em longo prazo.

Na classificação de faixas coloridas, KYU significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente.
Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até o 10º Dan (homenagem póstuma).
Em um plano simbólico, o branco representa a pureza do principiante, e o preto se refere aos conhecimentos apurados durante anos de treinamento.
No Japão, o título mais alto que uma pessoa pode obter nas artes marciais se denomina HANSHI;
É um alto cargo, cujo significado transcende as habilidades físicas ou técnicas, significa mestre exemplar.
Porém, nenhum título é mais conhecido que "Sensei". Mas , o que significa Sensei ?
Literalmente, SENSEI significa vida prévia. Isto significa em contexto oriental, que se está ante uma pessoa com conhecimento avançado da arte e um nível de conhecimento humano elevado.
Portanto, Sensei não significa somente professor de arte marcial, mas também pessoa culta, educada e de conduta irrepreensível.

O Significado do OBI (FAIXA)

O obi é um cinturão ou faixa que serve para manter o kimono fechado, a faixa tem um significado simbólico.
Esse aspecto simbólico são as cores.
Tradicionalmente, quando alguém começa a praticar Karatê, recebe a faixa branca.
Após anos de treinamento, a faixa tende a ficar cada vez mais escura, assumindo uma coloração marrom.
Se continuar praticando, ela vai se tornando preta.
A faixa preta significa que a pessoa esteve treinando Karatê por muitos anos.
Quando o karateca realmente se dedica ao Karatê, sua faixa, após a preta ,começa a ficar branca novamente, depois de muitos outros anos. Assim se completa o ciclo.
Branco é a cor da inocência
Indica quem tem a mente e o espírito "vazios", alguém que é leigo nos aspectos espirituais do Karatê-dô. Também indica que esse praticante ainda não conhece bem as técnicas do Karatê.
Marrom, é a cor da terra
É a cor da solidificação.
A faixa marrom indica que o praticante já se tornou competente, mas sua mente ainda é fértil.
Nesta faixa muitos desistem e param o treinamento, julgando-se aptos o suficiente e caem na mediocridade, demonstrando a fraqueza que ainda possuem.
Preto é a fusão de todas as cores
Ela indica quem passou por dificuldades e desafios necessários para superar os obstáculos encontrados nos primeiros anos de Karatê.
Após tornar-se um Yudansha (faixa preta), é que realmente começa a jornada de um karateca.
Cada Karateca deveria saber que a faixa preta não é sinônimo de um prêmio, mas um objetivo e um símbolo da realização de um grande esforço dentro de um sistema de graduação.

EXISTEM TRÊS TIPOS DE FAIXAS PRETAS

1-) Existe a pessoa que por colaborar na divulgação do Karatê-dô tem o reconhecimento de seu serviço com um certificado de Faixa preta Honorário (chamado em japonês de Mey-dan ) .
2-) Existe a pessoa que é Karateka e treina regularmente, mas não possui índice técnico para ser aprovado em exame de faixas oficial, por ser muito antigo, e para evitar constrangimentos, pode receber uma faixa preta em reconhecimento ao empenho demonstrado.É o Suisen-dan (grau por antiguidade).
3-) E, por último, existe o Jitsu-Kyoku--dan ( que é o meu caso ), que foi aquele praticante que se submeteu a banca examinadora e foi aprovado, possuindo nível técnico e treinamento que justifica a sua graduação.
IMPORTANTE: faixa preta de Karatê não é sinônimo de professor de Karatê, mas sim, de pessoa que se sacrificou o suficiente para conseguir um relativo controle de seu corpo e de sua mente .
Fonte: will-phoenix.vilabol.uol.com.br

http://www.portalsaofrancisco.com.br


 Vídeos









sexta-feira, 17 de agosto de 2012



A pedidos, colocaremos aqui palavras em japonês para fins de estudo.

Karatê Asseiken

Palavras em Japonês

Mae: frente
Sensei: Professor
Obi: faixa
Gedan: nível baixo (da cintura para baixo)
Chudan: nível médio (da cintura até o pescoço)
Jodan: nível alto (do pescoço para cima)
Yamê: parar
Yessimê: descansar
Geri:chute
Zuki: soco
Ushiro: trás
Ioko: lado
Yoi: preparar
Zanchin: espírito em alerta
Karatê-do: caminhos das mãos vazias
Shotokan: escola de Funakoshi
Gichin Funakoshi: pai do kartê moderno
Sempai: aluno mais graduado
Kan: escola
Kohai: aluno
Hidari: esquerdo
Migi: direito
Kara: vazio
Empi: cotovelo
Do: caminho
Embusen: diagrama do kata
Kata: forma, estilo de um karatê
Hajimê: começar
Seiza: sentar de joelhos
Shita baki: calça do kimono
Karatê-gi: kimono
Ritsu-rei: saudação em pé
Zarei: saudação em seiza
Atama: cabeça
koshi: sola do pé
Kakato: calcanhar
Hiza: joelho
Empi: cotovelo

                                        Fotos de alunos da Asseiken.


                                          Alexander e Jeanderson.

                                         Helen e a pequena Júlia.

                                          Dr. Celeste e Natanael treinando o Heian Shodan antes do início da aula.




           

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Matéria especial do dia dos pais.






Agradecemos a todo instante ao Pai Celestial por nos abençoar e nos dar de presente a nossa vida. Obrigado Senhor por nos tornar pessoas mais humildes, mais bondosas, mais atuantes, mais conscientes e mais humanas. A ti ó Pai o nosso agradecimento maior, pois tu és a essência do viver, o brilho que ilumina nossos caminhos, o vento que sopra a esperança, a alegria e a felicidade. A ti Senhor te dizemos muito “obrigado”.





                                Jailson e seu pai.




                                Karateca Natanael, monitor Ronaldo, seu pai Jalmir e sua irmã Maria.

                                    
                                          Sensei Evilázio e seus filhos.



                                         Cesinha e seu pai César.
                
      
                                          Pai de Paulo Vitor, Sandoval, em queda livre. Que escorregão!
                                          Em breve mais fotos.






Atenção Asseiken!

Vem aí!

                     Grande momento do karatê para todos nós. Em setembro acontecerá em Pau dos Ferros o primeiro grande exame para futuros faixas pretas. será um mega evento. Dentre em breve daremos mais detalhes. Preparem-se porque se DEUS quiser estaremos lá prestigiando. É isso aí mesmo karatecas! Vamos fazer uma verdadeira festa, pois nosso monitor Ronaldo irá fazer.

Total de visualizações de página