Sejam bem-vindos!

Bem-vindos ao blog Asseiken Martins. Um blog que fala do Karatê como uma filosofia de vida.

sábado, 21 de abril de 2012


A prática do Karatê

Hoje o Karatê é uma prática marcial moderna que visa através da disciplina, concentração e da atividade física em si a preservação da saúde e consequente melhoria na qualidade de vida dos praticantes. Para crianças e jovens desenvolve o caráter e o senso de responsabilidade, para adultos de qualquer idade desenvolve fluxos de energia visando o bem-estar físico e mental.
É uma prática coordenada e orientada para objetivos de livre opção do praticante como o desporto, pois hoje o Karatê é esporte olímpico, exercícios físicos que desenvolvem a concentração e melhoram a saúde e/ou o aprendizado da defesa pessoal.
O Karatê é hoje, mais que uma luta simplesmente, trata-se de ferramenta para uma atividade física muito aeróbica que exige simultaneamente do corpo e da mente o constante aprimoramento de suas potencialidades. Não é, ao contrário que muitos pensam, somente uma luta.
Às crianças (menores de 10 anos) é reservada uma prática lúdica que incentiva o aprendizado sem uso de qualquer forma de golpes e agressão. Aos jovens a opção pelo Karatê Desportivo desenvolve os sentimentos de equipe e companheirismo e para os mais velhos existem opções reservadas às expectativas de cada um, inclusive a luta em si que é voluntária, para quem não gosta ou não se sente apto para ela, sua prática é substituída por outras atividades similares e combinadas.




Os benefícios do Karatê

Através da prática do Karatê é possível obter vários benefícios, tais como: Manutenção da saúde e fortalecimento do físico. Promoção da coragem para superação dos obstáculos, postura e respiração correta. Respeito pelos outros, prática de bons costumes no meio em que vive, estímulo a superação dos medos, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, desenvolvimento do equilíbrio mental e do bom comportamento. Fomentação da harmonia entre corpo e mente no intuito de adquirir o senso de perseverança, enfim, o Karatê promove a estabilidade emocional e prepara a pessoa para viver de forma equilibrada nesse conturbado mundo, claro que tudo isso só ocorrerá se houver dedicação por parte de quem o pratica, pois entendemos que por intermédio dos esportes desenvolvem-se conceitos de qualidade de vida, além de condutas como fora já citadas (respeito, disciplina, responsabilidade e o equilíbrio físico/emocional.


Importante! Atenção Karateca! Você que pratica esse esporte tão interessante não deve deixar de ler as informações abaixo. Elas são de suma importância para aqueles que buscam levar adiante o treinamento e tornar-se realmente um Karateca. Oss!
 DOJO é um local de treino, local onde se busca alcançar o equilíbrio (físico+espiritual) atreves da prática do karatê. Os Dojos de Karatê possuem regras (Lemas = Kun) que são preceitos práticos, onde devem guiar o Karateca na sua busca do autocontrole. O Karateca relembra todos os dias ao iniciar os treinos estas cinco máximas.

HITOTSU – JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO

- Esforçar-se para a formação do caráter! (Caráter)

Ser uma pessoa conhecida e amável é mais importante que ser conhecido por ter força ou conseguir dar chutes e socos bonitos. Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que tudo para o Karateka. Praticar karatê significa obter principalmente paciência, generosidade, perseverança, concentração e humildade. Em combate, desenvolver a humildade, a piedade e o autocontrole.

HITOTSU – MAKOTO NO MICHI O MAMORO KOTO

- Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão! (Sinceridade)

A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender, é um atributo exclusivo do ser humano. O Karateka procura cada vez mais humano e, ao mesmo tempo em que combate o lado animal cultiva o espiritual. Tenta assim encontrar motivos, entender as consequências, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida. O que distingue o aluno de um mestre é que um“nasceu antes” para a vida de reflexão em torno dos motivos que regem a vida.

HITOTSU – DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO

- Criar o intuito de esforço! (Esforço)

Mesmo quando não damos conta é importantíssimo estarmos tentando sempre, de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui. Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se adquire. Quando se é fraco, é suportando um peso pouco maior que se vai conseguir fortalecer. Esforçar-se implica, ir alem de nossos limites sejam eles físicos ou espirituais. – Essa máxima deve ser treinada principalmente fora do Dojo: – Esforçar-se mais na escola (nos estudos e no comportamento); – Esforçar-se mais em casa (no respeito e na obediência); – Esforçar-se mais no trabalho (procurar constantemente a excelência)

HITOTSU – REIGI O OMONZURU KOTO

- Respeito acima de tudo! (Etiqueta)

A essência do Karatê baseia-se na cortesia. “A pessoa deve pensar de modo mais correto, sentir de modo mais harmonioso, conseguir se movimentar com mais equilíbrio e precisão e relacionar-se com os outros de modo mais sensato”. “Não aprimoramos para lutar, mas lutamos para aprimorar” e esse aprimoramento deve se revelar em todos os aspectos da pessoa. Não devem importar os motivos, mas sim o nosso comportamento final. Por isso o “acima de tudo”. Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre mostrar nas suas atitudes a idéia que abraça. Cortesia, amabilidade e respeitos pelos colegas, professores e pelo Dojo.

HITOTSU – KEKKI NO YU O IMASHIMURO KOTO

- Conter o espírito de agressão! (Autocontrole)

A procura do domínio do corpo obriga o Karateka a por a si mesmo o problema do autocontrole. É indispensável para fazer face ás necessidade de um combate, não perder os seis meios. Conserva um autodomínio rigoroso e imperativo da qual o Karateka consciencioso não pode pensar sequer em se abstrair. Este domínio é tanto melhor e importante quando ele vier a ser submetido a um treino duro, mais perigoso e mais esgotante. O controle produz a calma necessária e a precisão indispensável ao cumprimento de todo o movimento de combate. Do autocontrole depende a precisão do gesto e da precisão resulta a eficácia. Sem autocontrole nem autodomínio não se pode obter grandes resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página